IT & Software

Esteganografia – O Segredo dos Hackers

What you’ll learn

  • Neste curso você aprenderá todas as técnicas e ferramentas utilizadas por Hackers, profissionais de segurança, cybersecurity e por jogadores de competições CTF (Capture the flag)

Requirements

  • Necessário ter o minimo de conhecimento em sistemas Windows e Linux

Description

Esteganografia – O Segredo dos Hackers. Todos os dias ouvimos palavras como “Hacking”, “hackers”, “ataques”, “malwares”, “segurança”, “cybersegurança” e assim por diante.

Sob o leque da segurança, existem muitas disciplinas e uma delas é chamada de “Esteganografia”, um desdobramento da criptografia e “ocultação de dados”.

A esteganografia é a arte de esconder uma mensagem secreta por trás da mensagem normal. Isso permite que uma parte se comunique com outra sem que a terceira parte saiba que a comunicação está ocorrendo.

A palavra “esteganografia” (steganography) pode ser dividida em duas partes: estegano + gráfico. “Stegano” vem da palavra grega “steganos” que significa “coberto” e “graphy” que vem da palavra grega “graphein” que significa “escrita”. Assim, esteganografia significa literalmente “escrita coberta”.

A esteganografia tem sido usada há anos nas comunicações da vida real;

Normalmente, arquivos de imagem, vídeo e áudio são usados ​​para ocultar mensagens de texto simples ou mensagens de imagem.

A técnica é comumente usada por criminosos cibernéticos para ocultar alguns arquivos / códigos maliciosos sem suspeita e até transmitir mensagens sigilosas entre grupos sem se preocupar se algo for interceptado em algum momento.

Aqui neste curso você aprenderá as principais técnicas e ferramentas utilizadas para ocultar e desvendar mensagens ocultas dentro de arquivos “normais”.

Este curso foi dividido em 6 Capítulos e inclui laboratórios Hands-On.

Capitulo 01 – O que é Esteganografia?

Neste capitulo iremos abordar os conceitos a respeito da técnica milenar utilizada ainda nos dias de hoje, porém no seu formato digital.

Vamos ver onde se encaixa a esteganografia dentro do mundo da Segurança da Informação.

A esteganografia em conjunto com a criptografia, como elas podem ser utilizadas e abordaremos também a parte de codificação, que codificações são utilizadas junto das técnicas de ocultação e que dificultam os desafios da descoberta da mensagem sigilosa.

Vamos ver quais os principais motivos de se utilizar tal técnica e mostraremos alguns exemplos de ataques hackers onde o processo de esteganografia foi coadjuvante e essencial para que o ataque desse certo.

Capitulo 02 – Modelo Básico da Esteganografia

Neste capitulo vamos falar um pouco do modelo esteganografico, que componentes fazem parte da solução e como é desmembrada a técnica.

Capitulo 03 – Tipos de Esteganografia

Neste capitulo vamos apresentar alguns tipos de esteganografia, daqueles mais remotos como Invisible Ink, até os meios digitais convencionais, empregados em imagens e outros tipos de mídia.

Capitulo 04 – Exemplos de Esteganografia

No capitulo 04 vamos passar por exemplos empregando a esteganografia em imagens, através de comandos e ferramentas instaladas no sistema Linux/Kali. Aqui você já terá uma visão prática de como executar comandos para iniciar o processo de descoberta de mensagens ocultas entre outras informações possivelmente embutidas em arquivos.

Capitulo 05 – Preparando o Lab (Pratico)

Neste capitulo vamos falar da preparação da maquina para realizar os laboratórios. Como instalar o sistema operacional, como instalar as ferramentas, uma breve descrição de cada ferramenta que vamos utilizar e deixar nosso laboratório pronto para entrar em ação.

Capitulo 06 – Laboratórios (Hands-On)

No capitulo 06 serão apresentados alguns laboratórios. Este capitulo será auto-atualizável, ou seja, de tempos em tempos podemos inserir novos laboratórios com desafios para os alunos praticar.

Who this course is for:

  • Todos os usuarios e profissionais de TI e segurança da informação

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Back to top button

AdBlocks

Turn off the ad blocker