Teaching & Academics

Busca na literatura científica: como, onde e para que fazer?

What you’ll learn

  • Os alunos aprenderão as principais diferenças e como usar palavras-chave e descritores, de modo que artigos sentinela não fiquem de fora de sua busca científica
  • Terão acesso a ferramentas manuais e digitais para eleger suas palavras-chave e compor suas estratégia de pesquisa.
  • Ademais terão acesso aos operadores booleanos e possíveis recursos a serem utilizados.
  • Além de aprenderem quais as bases de dados melhor se aplicam aos seus estudos e como fazer um processo de busca de artigos científicos, de modo amplo e sensível

Requirements

  • O curso é para profissionais graduados e ou pós-graduados de áreas multiprofissionais

Description

Busca na literatura científica: como, onde e para que fazer?. O curso abordará acerca do uso das palavras-chave e ou descritores na escrita científica (conceituação, reflexão e processo de elegibilidade) desde a composição de um projeto de pesquisa, durante uma revisão e ou pesquisa bibliográfica, até a submissão e ou busca de artigos científicos. Você sabe a relevância de utilizá-los de modo adequado e quais as implicações do mal uso?. Nós do Instituto Ciência e Sentido, auxiliaremos no desenvolvimento de uma estratégia de pesquisa a partir de um exercício manual que extrai conteúdo e o combina com operadores Booleanos e recursos apropriados.

Serão discutidas as principais diferenças entre palavras-chave e descritores e quais ferramentas digitais utilizar para elegê-las. Após a composição estratégica e acurada das palavras-chave/descritores serão apresentadas as bases de dados científicas, processos de busca e resultados, e nesse momento, você poderá fazer um exercício que o auxiliará no processo de aprendizagem. O curso conta com dicas valiosas para que artigos considerados sentinela na área de conhecimento elegida por você apareçam em sua busca científica. Aqui você compreenderá por que o uso das palavras-chave e descritores é fundamental para produzir ciência, realizar sua prática profissional e consequentemente contribuir com a sociedade. Valorize esta importante etapa de sua pesquisa científica.

Who this course is for:

  • Iniciantes na pesquisa científica que desejam eleger suas palavras-chave e estratégia de busca, desde o seu projeto de pesquisa, revisões de literatura até a submissão de seu artigo científico.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Back to top button

AdBlocks

Turn off the ad blocker